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Sempre que alguém solicita benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um processo administrativo é criado. Atualmente, tudo é feito pela internet e os arquivos com cópia dos documentos ficam salvos no sistema do instituto. Alguns mais antigos ainda estão em arquivo físico nas unidades.
Em algum momento, o requerente ou representante legal, por exemplo, pode se interessar em rever o que foi analisado. Isso é muito comum quando o pedido é indeferido ou o beneficiário não concorda com o valor do benefício concedido.
Um dos primeiros passos é solicitar a cópia do processo. Com ela em mãos, é possível tomar a melhor decisão sobre o caminho a seguir. Lá constam todos os detalhes que ajudam a entender o posicionamento do INSS.
A solicitação é feita pela internet, no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Como solicitar cópia do processo no INSS?
Qualquer pessoa que tenha feito uma solicitação ao INSS pode utilizar este serviço, de forma online, pelo site Meu INSS.
Confira o passo a passo
Entre no Meu INSS e faça login com seus dados cadastrados;
Clique no botão “Consultar pedidos” e localize e clique no processo que você quer;
Clique em “Detalhar” e depois em “Baixar processo”;
Em seguida, o documento será gerado automaticamente.
Se o seu processo não estiver aparecendo, volte na tela inicial do Meu INSS:
Clique em "Do que você precisa?” e escreva “Cópia”;
Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos:
Obrigatória, quando a cópia ainda não está no Meu INSS:
Número do CPF;
Um dos seguintes números:
do benefício (NB);
da certidão de tempo de contribuição(CTC);
do requerimento no sistema de protocolo do INSS (SIPPS);
do requerimento do seguro defeso.
Se for procurador ou representante legal:
Procuração pública e Termo de Responsabilidade ou particular (modelo do INSS);
Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante;
Tempo de duração da etapa: atendimento imediato.
Como acompanhar meu processo?
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Consultar pedidos”;
Encontre seu processo na lista;
Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar'';
Tempo de duração da etapa: Em média 45 dia(s) corrido(s).
Texto da estagiária Gabriela Silva sob supervisão de Laércio Caldas - Secom/PI
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Atualizado em: 24/11/2024 19:51 |